domingo, 21 de abril de 2013

SETE: O NÚMERO SAGRADO



Associado da SNFC

O sete é conhecido como número sagrado por suas propriedades aritmológicas e simbologia. Oriundo da dupla polarização da unidade é o primo de 1 a 10 que não é múltiplo nem divisor de 1 a 10.
Na religião o sete é o numero que mais aparece na Bíblia, 342 vezes. No Gênesis 2, 1-3 "Deus criou o mundo em sete dias e no sétimo dia ele descansou..." "trabalharás seis dias, mas o sétimo dia será para ti uma coisa santa, e o Sabá, o dia do repouso consagrado ao Senhor (Ex 35:2).
No Antigo Testamento, os israelitas circularam durante sete dias e sete vezes um cada dia em torno de Jericó, até que as muralhas caíssem (Josué 6:2-5).
A igreja Católica tem sete sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, comunhão, matrimonio, ordem e extrema-unção), sete pecados capitais (orgulho, ira, gula, inveja, preguiça, luxúria e avareza) e sete virtudes cardinais (castidade, temperança, generosidade, diligência, paciência, caridade e humildade). Os dons do Espirito Santo são sete: sabedoria, entendimento, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor (Isaias 11:1-2).
O Templo de Salomão foi construído em sete anos, houve as sete pragas do Egito. Jesus pronunciou sete palavras na cruz e mandou perdoar o irmão setenta vezes sete, considerado um numero muito grande. São sete os arcanjos na Bíblia e sete as igrejas da antiguidade.
A tradição mulçumana conta que Maomé cruzou sete paraísos diferentes, antes de encontrar-se com Alá, e na peregrinação a Meca os peregrinos devem fazer sete voltas em torno da Kaaba.
O sete aparece ainda na vida cotidiana, pois, a semana é formada de sete dias. As notas musicais são sete (do, ré, mi, fá, sol, lá, si).
Existem sete artes (musica, dança, pintura, escultura, literatura, cinema e teatro), e são sete as maravilhas do mundo antigo. O candelabro judaico tem sete braços (Menorah).
Sete são as Artes e Ciências Liberais da Idade Media: gramática, lógica, retórica, aritmética, geometria, música e astronomia, e sete são os sábios da Grécia Antiga: Thales, Pittacos, Periandro, Solon, Bias, Cleobulo e Chilon.
As cores do arco-íris são sete, e na astrologia são considerados sete corpos (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno). Sete são as colinas de Roma e de Paris.
A soma das faces opostas de um dado é igual a sete, e cada fase da Lua dura aproximadamente sete dias.
Na maçonaria sete é a perfeição, pois é a soma dos lados do quadrado (4) e do triângulo (3). Tudo que há no mundo pode ser medido a partir de apenas sete unidades básicas: comprimento, corrente elétrica, tempo, quantidade de matéria, intensidade da luz, massa e temperatura.
Sete é um Numero Primo de Mersenne, da fora 2n - 1, assim 7= 23-1,e é o quarto dos números de Lucas (1,3,4,7,11...).
(Philmath vol. XXXII, n.° 3, janeiro 2011)

Diário do Nordeste

FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADO. 13 DE ABRIL DE 2013
2 | Jogada

SILVIO

CARLOS

w


A Sociedade Numismática e Filatelia Cearense, com o apoio dos Correios, realiza o curso "Iniciação a filatelia", aos sábados, das 9 às l1 h, no auditório dos Correios - Rua Senador Alencar, 38, Centra. O curso esta sendo ministrado por experientes colecionadores como Jackson Albuquerque, Elmar Farias, Julia Mello, Roberto Moreira e Carlos Mendonça.
Jovens e adultos podem participar desse curso promovido pela Sociedade Numismática e Filatelia Cearense (SNFC). Os interessados em obter mais informações e também garantir presença nesse evento "Iniciação a filatelia" podem manter contato com a própria colecionadora Julia Mello, através do telefone 3234.2596.

Nenhum comentário:

Postar um comentário